Processo decisório e resolução de problemas
Processo decisório
Conceitos
Decisão: é a escolha entre alternativas ou possibilidades, efetuada quando o gestor se depara com uma situação-problema, visando à sua solução ou ao aproveitamento de oportunidades, em prol da maior eficiência organizacional. (CASSARO, 1999; MAXIMIANO, 2004)
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Processo decisório: É um conjunto de ações que começa na identificação de um problema e a escolha para solucionar este problema. O gestor analisa seu ambiente e detecta situações na qual precisará intervir baseado em seus conhecimentos de administrador.
Tipos de Decisão
Conforme a situação podemos dizer que temos dois tipos de decisão que seria as programas (estruturadas) e as não programadas (não-estruturadas)
Decisões programadas (estruturadas)
São problemas que se repetem com frequência, por isso, são bem compreendidos e estruturados, tendo procedimentos ou regras já definidas para solucioná-los, ou seja, aplicam-se a problemas repetitivos que exigem as mesmas decisões e soluções.
Decisões não-programadas (não-estruturadas)
São problemas que se repetem raramente, por isso, são pouco compreendidos e não-estruturados, ou seja, não tem um procedimento ou regra específica para solucioná-los.
Por ter pouca informação do problema, o gestor terá que pensar muito mais antes de tomar uma decisão.
Níveis de Decisão:
Decisões estratégicas
Decisões táticas ou administrativas
Decisões Operacionais:
Decisões estratégicas
São decisões tomadas pela cúpula da empresa, causando grande impacto em toda a organização. É uma decisão considerada não-programada por não serem muito específica.
Decisões táticas ou administrativas
Ela está logo abaixo das decisões estratégicas, ou seja, é tomada pela gerência intermediária da organização. Ela é o elo de ligação entre as decisões estratégicas e as decisões operacionais. Já são decisões mais específicas voltadas à ação.
Decisões Operacionais
Já são as decisões tomadas na base da empresa, a nível de supervisão para a execução do que foi definido nas decisões táticas. Nela que se define os meios e recursos que serão utilizados para concluir as tarefas definidas pela gerência intermediária.
Resoluções de problemas:
- Análise e identificação do problema:
Nesta etapa identifica-se variáveis positivas e negativas
Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe: Todo problema tem causa específica. Todas as causas são testadas para comprovar qual é a causadora do problema. Eliminado as causas, elimina-se o problema.
Princípio de Pareto: 80% dos problemas decorrem apenas de 20% das causas. O diagrama de Pareto é um gráfico que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
- Desenvolvimento de alternativas
Com a análise anterior, se faz uma lista das ações possíveis para solucionar o problema.
Brainstorming: Também conhecido como tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. Sendo um excelente exercício de debate criativo e inovador, possibilita um grande uso da criatividade, constituindo-se em técnica bastante aplicável para geração de alternativas. É uma técnica onde se reúne pessoas com liberdade de dar qualquer sugestão de solução para um problema específico.
Brainwriting: Basicamente é o mesmo que o Brainstorming só que por escrito.
Paradigma de Rubinstein: Recurso que permite organizar em diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema.
- Comparação das alternativas
Analisa os prós e contra de cada alternativa
- Classificação de risco de cada alternativa
Avaliação de risco de cada alternativa.
- Escolha da melhor alternativa
Tomada da decisão
Na análise e escolha da melhor solução, podem ser utilizadas as técnicas de análise das vantagens e desvantagens, árvore de decisões, análise do campo de forças, ponderação de critérios e a análise do ponto de equilíbrio
Árvore de decisões: chegar a uma decisão depois de uma sequência de testes e opções.
Análise do campo de Forças: Consegue agrupar de modo organizado e de uma forma visual, todas as forças que contribuem para a mudança, bem como as forças que vão contra a mudança proposta.
Ponderação de critérios: Permite ponderar as alternativas e coloca-las em ordem e definindo sua qualidade ou utilidade para tomar decisões.
Análise do ponto de equilíbrio: Mostra quanto a empresa precisa vender para cobrir os custos, ou seja, quanto precisa faturar para não ter prejuízo.
- Execução e avaliação
Execução da decisão.
Acompanhamento constante para, se necessário, corrigir algum procedimento.
Modelos de processo decisório
São dois modelos, o racional e o intuitivo
Racional: Ela se baseia totalmente nas informações, seguindo todas as etapas do processo decisório. Tem um objetivo bem definido com critérios claros.
Intuitivo: Baseia-se na intuição (opinião) de quem vai tomar a decisão. Ele toma decisões mais apressadas, não levando em consideração todas as etapas de um processo decisório.
AÇÃO/ MODELO | RACIONAL | INTUITIVO |
FOCO | Informação | Opinião |
SENTIMENTO | Não | Sim |
PROCESSO DECISÓRIO | Segue todas as etapas | Corta etapas |