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Processo decisório e resolução de problemas

Processo decisório e resolução de problemas

 

Processo decisório

 

Conceitos

Decisão: é a escolha entre alternativas ou possibilidades, efetuada quando o gestor se depara com uma situação-problema, visando à sua solução ou ao aproveitamento de oportunidades, em prol da maior eficiência organizacional. (CASSARO, 1999; MAXIMIANO, 2004)

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Processo decisório: É um conjunto de ações que começa na identificação de um problema e a escolha para solucionar este problema. O gestor analisa seu ambiente e detecta situações na qual precisará intervir baseado em seus conhecimentos de administrador.

 

Tipos de Decisão

Conforme a situação podemos dizer que temos dois tipos de decisão que seria as programas (estruturadas) e as não programadas (não-estruturadas)

 

Decisões programadas (estruturadas)

São problemas que se repetem com frequência, por isso, são bem compreendidos e estruturados, tendo procedimentos ou regras já definidas para solucioná-los, ou seja, aplicam-se a problemas repetitivos que exigem as mesmas decisões e soluções.

 

Decisões não-programadas (não-estruturadas)

São problemas que se repetem raramente, por isso, são pouco compreendidos e não-estruturados, ou seja, não tem um procedimento ou regra específica para solucioná-los.

Por ter pouca informação do problema, o gestor terá que pensar muito mais antes de tomar uma decisão.

 

Níveis de Decisão:

Decisões estratégicas

Decisões táticas ou administrativas

Decisões Operacionais:

 

Decisões estratégicas

São decisões tomadas pela cúpula da empresa, causando grande impacto em toda a organização. É uma decisão considerada não-programada por não serem muito específica. 

 

Decisões táticas ou administrativas

Ela está logo abaixo das decisões estratégicas, ou seja, é tomada pela gerência intermediária da organização. Ela é o elo de ligação entre as decisões estratégicas e as decisões operacionais. Já são decisões mais específicas voltadas à ação.

 

Decisões Operacionais

Já são as decisões tomadas na base da empresa, a nível de supervisão para a execução do que foi definido nas decisões táticas. Nela que se define os meios e recursos que serão utilizados para concluir as tarefas definidas pela gerência intermediária.

 

Resoluções de problemas:

 

  1. Análise e identificação do problema:

Nesta etapa identifica-se variáveis positivas e negativas

Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe: Todo problema tem causa específica. Todas as causas são testadas para comprovar qual é a causadora do problema. Eliminado as causas, elimina-se o problema.

Princípio de Pareto: 80% dos problemas decorrem apenas de 20% das causas. O diagrama de Pareto é um gráfico que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.

 

  1. Desenvolvimento de alternativas

Com a análise anterior, se faz uma lista das ações possíveis para solucionar o problema.

Brainstorming: Também conhecido como tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. Sendo um excelente exercício de debate criativo e inovador, possibilita um grande uso da criatividade, constituindo-se em técnica bastante aplicável para geração de alternativas.  É uma técnica onde se reúne pessoas com liberdade de dar qualquer sugestão de solução para um problema específico.

Brainwriting: Basicamente é o mesmo que o Brainstorming só que por escrito.

Paradigma de Rubinstein: Recurso que permite organizar em diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema.

 

  1. Comparação das alternativas

Analisa os prós e contra de cada alternativa

 

  1. Classificação de risco de cada alternativa

Avaliação de risco de cada alternativa.

 

  1. Escolha da melhor alternativa

Tomada da decisão

Na análise e escolha da melhor solução, podem ser utilizadas as técnicas de análise das vantagens e desvantagens, árvore de decisões, análise do campo de forças, ponderação de critérios e a análise do ponto de equilíbrio

Árvore de decisões: chegar a uma decisão depois de uma sequência de testes e opções.

Análise do campo de Forças: Consegue agrupar de modo organizado e de uma forma visual, todas as forças que contribuem para a mudança, bem como as forças que vão contra a mudança proposta.

Ponderação de critérios: Permite ponderar as alternativas e coloca-las em ordem e definindo sua qualidade ou utilidade para tomar decisões.

Análise do ponto de equilíbrio: Mostra quanto a empresa precisa vender para cobrir os custos, ou seja, quanto precisa faturar para não ter prejuízo.

 

  1. Execução e avaliação

Execução da decisão.

Acompanhamento constante para, se necessário, corrigir algum procedimento.

 

Modelos de processo decisório

São dois modelos, o racional e o intuitivo

Racional: Ela se baseia totalmente nas informações, seguindo todas as etapas do processo decisório. Tem um objetivo bem definido com critérios claros.

Intuitivo: Baseia-se na intuição (opinião) de quem vai tomar a decisão. Ele toma decisões mais apressadas, não levando em consideração todas as etapas de um processo decisório.

AÇÃO/ MODELO RACIONAL INTUITIVO
FOCO Informação Opinião
SENTIMENTO Não Sim
PROCESSO DECISÓRIO Segue todas as etapas Corta etapas

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