Clima organizacional
Existem vários conceitos que costumam cair em provas de concursos e apesar de serem similares pode confundir você. Resolvi construir este texto baseado nas questões de concursos dos últimos anos.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia a motivação e o seu comportamento. É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.
O clima organizacional é a maneira como as pessoas se relacionam – entre si, no e com o ambiente de trabalho, tanto físico quanto psicológico – constituindo um elemento conjuntural, e não estrutural, porque é mutável, ou seja, o clima organizacional caracteriza-se como um fenômeno tipicamente psicossocial e mutável.
“Clima organizacional é o conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação”. ( Rodrigo Rennó)
O clima organizacional é o conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.
O clima organizacional pode ser entendido como um termômetro da adequação às práticas de gestão. Para ser avaliado corretamente e gerar insumos para os gestores, a coleta de informação deve refletir avaliações coletivas, pois o clima é um conceito associado ao grupo e não ao indivíduo.
A aferição do clima organizacional é uma medida de Inteligência organizacional e representa um dos elementos básicos de governança, pois subsidiam a gestão a dirigir a organização com o objetivo de assegurar a ambiência no trabalho. Sobre o clima organizacional pesquisado no âmbito do serviço público, seus efeitos e métodos, podemos afirmar que ocorre a partir da percepção dos servidores públicos, na avaliação do ambiente de trabalho causando satisfação ou insatisfação. Por essa razão, torna-se fundamental para a compreensão do comportamento das pessoas, retratando a presença ou ausência de aspectos afetivos no ambiente de trabalho e representando um importante indicador de satisfação com o ambiente laboral.
“O clima pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos”. (CHIAVENATO, 2010)
O clima organizacional é passível de aferição, inclusive mediante pesquisas específicas que indicam o grau de satisfação na organização.
O fenômeno do clima organizacional tem sido bastante estudado em face do seu impacto no âmbito das organizações públicas e privadas e, nesse contexto, tem-se que o mesmo liga-se a aspectos cognitivos, descrevendo percepções compartilhadas entre os membros da organização sobre diferentes aspectos do ambiente corporativo.
O clima organizacional é um fator altamente importante para as corporações ele influencia não somente no comportamento dos colaboradores, mas também na produtividade da empresa, visto que as organizações são geridas por pessoas. O Clima Organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho.
Pesquisas e estudos realizados pela Teoria Comportamentalista deram origem a cinco instrumentos administrativos, dentre eles, o clima organizacional. O clima organizacional está correlacionado ao nível de moral, aos valores, bem como aos comportamentos e atitudes dos profissionais das organizações. Valores são representados pelos princípios, crenças e questões éticas que as organizações devem respeitar e consolidar ao longo do tempo. Eles devem ter influência no modelo de administração utilizado pela organização.
O clima organizacional é influenciado diretamente pela integração da cultura da organização.
O clima organizacional pode ser traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições de trabalho.
O administrador tem condições de alterar e melhorar o clima organizacional de seu departamento, da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nos fatores que o determinam. Entre os elementos que interferem no clima organizacional temos as forças motivacionais e formulação de objetivos.
O clima organizacional define o conjunto de satisfações e insatisfações dos membros de uma organização em determinado período, geralmente identificado por meio de pesquisas calcadas em percepção e opinião.
São indicadores que permitem avaliar o clima organizacional:
Produtividade
Grau de satisfação com os pares: colegas e superiores
Turnover: rotatividade de funcionários
Absenteísmo: ausências no trabalho ou obrigações, por algum motivo ou falta de motivação.
Grau de satisfação com as políticas: Plano de carreira e incentivos
Práticas de recursos humanos: Avaliação de desempenho, programas de treinamento e desenvolvimento
Qualidade de vida, comunicação e ambiente agradável