Menu fechado

Clima organizacional

SAIA NA FRENTE!! APOSTILA PC-DF 2020

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Clima organizacional

Existem vários conceitos que costumam cair em provas de concursos e apesar de serem similares pode confundir você. Resolvi construir este texto baseado nas questões de concursos dos últimos anos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia a motivação e o seu comportamento. É aquela “atmosfera psicológica” que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.

 

O clima organizacional é a maneira como as pessoas se relacionam – entre si, no e com o ambiente de trabalho, tanto físico quanto psicológico – constituindo um elemento conjuntural, e não estrutural, porque é mutável, ou seja, o clima organizacional caracteriza-se como um fenômeno tipicamente psicossocial e mutável.

 

“Clima organizacional é o conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação”. ( Rodrigo Rennó)

 

O clima organizacional é o conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.

 

O clima organizacional pode ser entendido como um termômetro da adequação às práticas de gestão. Para ser avaliado corretamente e gerar insumos para os gestores, a coleta de informação deve refletir avaliações coletivas, pois o clima é um conceito associado ao grupo e não ao indivíduo.

 

A aferição do clima organizacional é uma medida de Inteligência organizacional e representa um dos elementos básicos de governança, pois subsidiam a gestão a dirigir a organização com o objetivo de assegurar a ambiência no trabalho. Sobre o clima organizacional pesquisado no âmbito do serviço público, seus efeitos e métodos, podemos afirmar que ocorre a partir da percepção dos servidores públicos, na avaliação do ambiente de trabalho causando satisfação ou insatisfação. Por essa razão, torna-se fundamental para a compreensão do comportamento das pessoas, retratando a presença ou ausência de aspectos afetivos no ambiente de trabalho e representando um importante indicador de satisfação com o ambiente laboral.

 

“O clima pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos”. (CHIAVENATO, 2010)

 

O clima organizacional é passível de aferição, inclusive mediante pesquisas específicas que indicam o grau de satisfação na organização.

 

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

SAIA NA FRENTE!! APOSTILA PC-DF 2020

O fenômeno do clima organizacional tem sido bastante estudado em face do seu impacto no âmbito das organizações públicas e privadas e, nesse contexto, tem-se que o mesmo liga-se a aspectos cognitivos, descrevendo percepções compartilhadas entre os membros da organização sobre diferentes aspectos do ambiente corporativo.

 

O clima organizacional é um fator altamente importante para as corporações ele influencia não somente no comportamento dos colaboradores, mas também na produtividade da empresa, visto que as organizações são geridas por pessoas. O Clima Organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam seu trabalho.

Pesquisas e estudos realizados pela Teoria Comportamentalista deram origem a cinco instrumentos administrativos, dentre eles, o clima organizacional. O clima organizacional está correlacionado ao nível de moral, aos valores, bem como aos comportamentos e atitudes dos profissionais das organizações. Valores são representados pelos princípios, crenças e questões éticas que as organizações devem respeitar e consolidar ao longo do tempo. Eles devem ter influência no modelo de administração utilizado pela organização.

 

O clima organizacional é influenciado diretamente pela integração da cultura da organização.

 

O clima organizacional pode ser traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições de trabalho.

 

O administrador tem condições de alterar e melhorar o clima organizacional de seu departamento, da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nos fatores que o determinam. Entre os elementos que interferem no clima organizacional temos as forças motivacionais e formulação de objetivos.

O clima organizacional define o conjunto de satisfações e insatisfações dos membros de uma organização em determinado período, geralmente identificado por meio de pesquisas calcadas em percepção e opinião.

 

São indicadores que permitem avaliar o clima organizacional:

 

Produtividade

Grau de satisfação com os pares: colegas e superiores

Turnover: rotatividade de funcionários

Absenteísmo: ausências no trabalho ou obrigações, por algum motivo ou falta de motivação.

Grau de satisfação com as políticas: Plano de carreira e incentivos

Práticas de recursos humanos: Avaliação de desempenho, programas de treinamento e desenvolvimento

Qualidade de vida, comunicação e ambiente agradável

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *