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Tipos de estrutura organizacional – Linear, funcional e linha-staff parte 3

Tipos de estrutura organizacional – Linear, funcional e linha-staff

 

PARTE 1 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINEAR

PARTE 2 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINHA-STAFF

 

Combina as estruturas linear e funcional, mas predomina a estrutura linear.

A finalidade é juntar os pontos positivos (VANTAGENS) das duas e minimizar os pontos negativos (DESVANTAGENS).

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Tem as características da estrutura linear, mas existe a função de assessoria, ou seja, pessoas que são especialistas em determinados assuntos que orientarão os cargos de chefia com aconselhamentos e informação.

A organização linha-staff é o tipo de organização mais utilizado. Suas origens remontam à Antiguidade. Na atualidade, a ênfase no planejamento e no controle, o crescimento acelerado das empresas, o avanço tecnológico, a crescente necessidade de especialização, o volume e a complexidade das leis e regulamentações, condicionando e restringindo as atividades das empresas, vieram incrementar a utilização cada vez maior do tipo de organização linha-staff.

De um modo geral, a área de linha tem autoridade para executar e decidir os assuntos principais da organização. Sua atividade é decidir, comandar, executar, fazer. Sua autoridade é exercida sobre pessoas, principalmente. A área de staff não precisa dessa autoridade, pois sua autoridade é exercida sobre ideias ou planos. Sua atividade é pensar, planejar, sugerir, recomendar, assessorar e prestar serviços especializados.

Na linha, a autoridade é absoluta e total e se faz mediante uma relação hierárquica e linear entre chefe e subordinado, enquanto no staff a autoridade é relativa e parcial e se faz mediante uma relação funcional e de consultoria.

O executivo de linha necessita do staff para poder desenvolver suas atividades, enquanto o executivo de staff necessita da linha para poder aplicar suas ideias e planos. Na organização linha-staff convivem órgãos de linha e de staff. Os órgãos de linha são responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da organização: são os órgãos que produzem resultados para a organização. Os órgãos de staff fornecem apoio e auxílio e assessoram os órgãos de linha.

Na estrutura linha‐staff, as atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas a eles indiretamente. Os órgãos que executam as atividades‐fim da organização são considerados como de linha e o restante das atividades são consideradas como staff.

As principais funções do staff são prestação de serviços, consultoria e assessoria, aconselhamento, monitorização, recomendação, orientação, planejamento e controle. A equipe de staff é responsável pelas atividades de apoio e suporte da organização.

As atividades de assessoria estão ligadas ao aconselhamento, análise e estudos das atividades do executivo, procurando, principalmente, liberá-lo de algumas tarefas de estudos e pareceres.

Essas atividades existem uma vez que o executivo não tem determinados conhecimentos técnicos necessários à execução de todas as suas tarefas.

Na organização linha-staff, os órgãos de staff têm autoridade funcional, isto é, de assessoramento e consultoria.

Na organização linha‐staff, cada órgão se reporta a um, e apenas a um, órgão superior, mas, ao mesmo tempo, recebe assessoria e serviços especializados de diversos órgãos de apoio.

Uma das vantagens da organização linha-staff é que a assessoria especializada e inovadora é assegurada, mantendo o princípio de autoridade única.

 

Na estrutura linha-staff nós temos dois tipos de comunicação:

Formal: entre superior e subordinados

Direta: Setores e assessoria

 

As atividades são bem coordenadas entre os órgãos de linha e staff, mas pode haver conflitos entre as equipes, pois não atuam juntas e cada equipe responde a um superior diferente.

A organização LINHA-STAFF mantém o princípio da hierarquia (cadeia escalar).

Princípio da cadeia escalar ou da hierarquia: Quer dizer que as ordens descem todos os níveis hierárquicos desde onde foi dado a ordem até quem a executará, indo de cima para baixo. Cada setor só tem um superior, mas pode ter também órgãos de assessoria.

 

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PARTE 1 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINEAR

PARTE 2 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL

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