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Saúde e qualidade de vida no serviço público

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Saúde e qualidade de vida no serviço público

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

A Gestão de Pessoas como um macroprocesso que envolve 6 processos, entre os quais estão o de “recompensar pessoas” e o de “manter pessoas”. Nesta linha de raciocínio, a Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público surgem como uma forma de preencher um “vazio” existente na forma de tratamento recebida pelo servidor público, refletindo-se especialmente pela preocupação com o seu bem-estar e de sua família, posicionando a Qualidade de Vida como um elo entre os objetivos do servidor e os da organização, repercutindo diretamente na melhoria da eficácia da produtividade.

Por outro lado, a preocupação da administração pública com a sustentabilidade ambiental reflete-se atualmente pelo desenvolvimento de políticas públicas que promovem o consumo sustentável, convergindo para a melhoria da qualidade de vida, através do uso racional de recursos naturais, da redução do uso de produtos tóxicos e de poluentes nos serviços.

A administração pública tende a intensificar ações de qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, realizando, a título de exemplo, a implantação e manutenção da Gestão por competências e melhoria da ambiência e dos programas de atenção à saúde do servidor / Implantação da Logística Reversa de resíduos, segundo a Política Nacional de Resíduos sólidos e a realização de licitações sustentáveis; (texto anterior retirado de prova de concurso).

Hoje o servidor público é pressionado pela população em geral para uma melhoria do atendimento, mas, ao mesmo tempo, está havendo uma diminuição do número de servidores e consequentemente o acúmulo de trabalho.

Uma ação que está sendo feita pelo setor público com o objetivo de melhorar a eficiência, é a informatização, mas acaba aumentando o trabalho do servidor que tem que se adaptar a esta mudança em estruturas inadequadas e diminuição de servidores.

Com todo estas mudanças, o aumento da pressão em cima do servidor público acaba fazendo com que ele tenha problemas físicos e mentais e com isso, agravando a situação do setor público;

Hoje existem diretrizes no setor público para poder amenizar estes problemas, como identificar os locais que estão acontecendo problemas de saúde e assim intervir no ambiente para diminuir estes problemas de saúde mental e física.

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O termo Qualidade de Vida no Trabalho são esforços para humanizar o trabalho, ou seja, vai além da melhoria do ambiente de trabalho, pois influencia como as pessoas pensam e participam nas soluções dos problemas;

Para se ter qualidade de vida no trabalho, a organização deve satisfazer as necessidades de seus colaboradores em seu ambiente de trabalho, como recompensas, segurança e possibilidade de crescimento;

A Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho tem como justificativa a redução da prevalência de determinadas enfermidades e duração de ausências no trabalho; a redução dos números de acidentes; melhoria do clima organizacional, o que repercute na qualidade e produtividade; a redução dos gastos sanitários, por permitir chegar a setores populacionais pouco acessíveis aos serviços de atenção primária. (SHERMAN, 2002)

Quando o ambiente de trabalho é saudável acaba diminuindo os riscos de acidentes e afastamentos.

Quando se tem uma atenção com a saúde e qualidade de vida no serviço público, melhora a qualidade de vida do servidor público e com isso, a sua missão de atender a sociedade fica mais fácil e prazerosa e consequentemente mais eficiente;

Teoria do equilíbrio organizacional: É uma troca entre a organização e o trabalhador, onde o trabalhador oferece seu trabalho e dedicação em troca de benefícios.

A organização oferece salário, benefícios, elogios, oportunidades de crescimentos e etc… e o trabalhador em troca contribui com seu trabalho. Dedicação, lealdade e etc…

Algumas definições que já caíram em concursos públicos:

A Carta de Ottawa (1986) define promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo, que não é responsabilidade exclusiva do setor de saúde e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.(Caiu em concurso);

Em termos de gestão de pessoas, o equilíbrio organizacional ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e em qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização. (caiu em concurso);

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental das pessoas, e com as condições de bem-estar delas (CHIAVENATO, 2014). Para o autor, os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com o ambiente físico, com o ambiente psicológico, com a aplicação de princípios de ergonomia e com a saúde ocupacional. (caiu em concurso);

Um programa voltado à qualidade de vida no trabalho atenta para distintas dimensões como: compensação justa e adequada; oportunidade de crescimento e segurança; condições de trabalho; constitucionalismo; integração social. (caiu em concurso);

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