PROTOCOLO – 50 questões de concursos gabaritadas
Para acertar todas as questões recomendo assistir os vídeos abaixo:
QUESTÃO 1
Ano: 2023 Banca: Instituto Access Órgão: CRBio-8ª Região Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Nas alternativas a seguir estão listadas funções do setor de protocolo, à exceção de uma. Assinale-a.
A classificar os documentos recebidos
B pesquisar processos
C distribuir documentos e processos internamente
D catalogar e arquivar documentos permanentes
QUESTÃO 2
Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: CIDASC Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso em uma organização.
A Arquivo
B Expedição
C Gestão da informação
D Protocolo
E Malote
QUESTÃO 3
Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Balneário Camboriú – SC Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Sobre o processo de protocolo de documentos, uma vez separada a documentação aos destinatários, é realizada a entrega.
Quando o destinatário é externo à instituição, esta entrega é chamada de:
A Tramitação.
B Distribuição.
C Recebimento.
D Expedição.
E Movimentação.
QUESTÃO 4
Ano: 2023 Banca: AMEOSC Órgão: Câmara de Mondaí – SC Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
São consideradas atividades do setor protocolo, marque a opção correta.
Fonte: Manual de Protocolo – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, Paraíba: IF PB, 2019.
A Apenas o recebimento, a distribuição e a expedição.
B Apenas o recebimento, a classificação e o registro.
C Apenas o recebimento, o registro, a distribuição e o controle.
D O recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos
QUESTÃO 5
Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Timbó – SC Cargo: Auxiliar Serviços
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Na gestão de documentos de uma organização, no setor de protocolo, um dos processos que é responsabilidade da área é separar os documentos e, em seguida, efetuar a entrega ao destinatário. Quando a entrega do documento é realizada fora da instituição, qual nome se dá a esse procedimento?
A Arquivamento de documentos.
B Classificação de documentos.
C Distribuição de documentos.
D Recebimento de documentos.
E Expedição de documentos.
QUESTÃO 6
Ano: 2023 Banca: CETREDE Órgão: Câmara de Ipu – CE Cargo: Recepcionista
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Leia com atenção a afirmação.
“Também conhecido como movimentação, corresponde a entrega para seus destinatários internos de determinada empresa.”
A afirmação se refere ao(à)
A Distribuição.
B Registro.
C Tramitação
D Expedição.
E Recebimento.
QUESTÃO 7
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Banco do Brasil Cargo: Técnico Perfil Interno
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O instrumento que deve ser aprovado pela autoridade competente e registra o ciclo de vida documental do órgão é denominado
A Livro de Protocolo.
B Tabela de Equivalência.
C Quadro de Arranjo.
D Plano de Classificação.
E Tabela de Temporalidade.
QUESTÃO 8
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: AL-MA Cargo: Agente Legislativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O objetivo do protocolo é
A analisar o perfil dos usuários do arquivo.
B avaliar e selecionar os documentos.
C reduzir a massa documental ao essencial.
D determinar o valor dos documentos.
E controlar os documentos que tramitam no órgão.
QUESTÃO 9
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Cargo: Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Em toda organização pública brasileira, principalmente, é possível encontrar um setor responsável pelo registro e distribuição das correspondências produzidas e recebidas, e pela protocolização dos processos e sua tramitação, apesar da variedade de expressões, esse setor ou atividade é reconhecido como protocolo. São atividades do protocolo, EXCETO:
A Recebimento da correspondência (malotes, balcão, entre outros).
B Separação da correspondência oficial da particular.
C Colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, contendo dados relativos à data, hora do recebimento, entre outras
D Encaminhamento da correspondência ao indivíduo ou órgão destinatário.
E Não realização do controle dos documentos que tramitam no órgão para assegurar a sua imediata localização.
QUESTÃO 10
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Cargo: Assistente em Administração
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Analise se as afirmativas I, II e III abaixo completam corretamente a seguinte frase: O ingresso de documentos em uma organização deve ser feito por meio do protocolo, sendo a unidade protocoladora responsável por serviços como os de
I. recebimento de documentos.
II. registro de documentos.
III. classificação de documentos.
Completa(m) corretamente a frase a(s) seguinte(s) afirmativa(s):
A I, II e III.
B I, apenas.
C II, apenas.
D I e III, apenas.
E II e III, apenas.
QUESTÃO 11
Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Doutor Pedrinho – SC Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O fluxo de documentos recebidos em uma organização provém de vários setores, órgãos e cidadãos, o mesmo acontece nas empresas públicas. A gestão de documentos aborda alguns temas que vão beneficiar o controle e organização das atividades arquivísticas. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.No setor de protocolo, é iniciada a gestão dos documentos da empresa pública, garantindo o controle e organização das atividades arquivísticas. PORQUE
II.O setor de protocolo serve para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
QUESTÃO 12
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de Niterói – RJ Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Na literatura arquivística, o vocábulo protocolo possui mais de um sentido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) É o setor encarregado de receber, registrar e movimentar documentos em curso.
( ) É o comprovante da recepção de documentos caracterizado por um número que também é registrado no respectivo documento.
( ) É o conjunto de operações técnicas que controla a tramitação e o arquivamento de documentos, com vistas à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente.
As afirmativas são, respectivamente,
A V – F – V.
B F – F – V.
C F – V – V.
D V – V – F.
E V – F – F.
QUESTÃO 13
Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Jaraguá do Sul – SC Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Consistem em atividades de uma organização para o controle dos documentos, por meio do recebimento, da classificação, do registro, da distribuição, do controle da tramitação, da expedição e da autuação de documentos avulsos para formação de processos e os respectivos procedimentos decorrentes.
Fonte: Manual de Protocolo – Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, Paraíba: IFPB, 2019.
De acordo com contexto, essas atividades descritas são realizadas:
A Na formação de processos.
B No arquivo.
C Na classificação.
D Na expedição.
E No protocolo.
QUESTÃO 14
Ano: 2023 Banca: PROMUN Órgão: Câmara de Roseira – SP Cargo: Oficial Legislativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Observe as afirmativas abaixo:
I. O sistema de protocolo adquire sentido se relacionado ao meio que o produziu, e o seu conjunto tem de retratar a estrutura e as funções do órgão que acumulou o referido documento.
II. O protocolo é a porta de entrada e de saída dos documentos de uma instituição e, por suas características faz parte das atividades dos arquivos correntes.
III. O sistema de protocolo de uma Câmara Municipal tem como objetivo básico armazenar e fornecer informações que identifiquem a existência e localização de documentos que envolvam o registro de atos e fatos de interesse da Câmara.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A I e II.
B I e III.
C II e III.
D I, II e III.
QUESTÃO 15
Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: CRF-MG Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O serviço responsável pelo recebimento; registro; classificação; distribuição; e, controle do trâmite de documentos dentro de uma organização denomina-se:
A Correio eletrônico.
B Arquivo permanente.
C Arquivo intermediário.
D Atividade de protocolo.
QUESTÃO 16
Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Tijucas – SC Cargo: Recepcionista em Saúde Pública
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
É a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. É chamada de distribuição quando é interna e _____ quando for direcionada a outra instituição. De tal modo, Paes (2004) menciona que, de forma geral, são adotados seis passos nas rotinas: 1. receber a correspondência, 2. Verificar se faltam ou não folhas, 3. Numerar e completar a data, no original e cópias, 4. Separar original de cópias, 5. Expedir o original, com seus anexos e 6. Encaminhar as cópias, acompanhadas dos seus antecedentes.
De acordo com contexto, assinale a opção que corretamente preenche a lacuna no excerto:
A Classificação.
B Eliminada
C Arquivística.
D Expedição.
E Protocolo.
QUESTÃO 17
Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Tijucas – SC Cargo: Recepcionista em Saúde Pública
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Na gestão pública, são recebidos muitos documentos, provenientes de órgãos externos e cidadãos. ______ é um serviço que recebe, registra, classifica, distribui e controla a tramitação e a expedição desses documentos. Representa o início das atividades da gestão de documentos que tornam a rastreabilidade dos documentos fácil, proporcionando agilidade no processamento das informações.
Isso posto, assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do excerto:
A Protocolo
B Expedição
C Organização
D Arquivos
E Classificação
QUESTÃO 18
Ano: 2023 Banca: FURB Órgão: Prefeitura de Tijucas – SC Cargo: Recepcionista em Saúde Pública
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
As atividades do protocolo consistem em:
A Um conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a assegurar sua imediata distribuição, localização, expedição e recuperação, garantindo o acesso às informações.
B Controle dos documentos destruídos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a assegurar sua imediata destruição, garantindo que não tenham acesso às informações.
C Um conjunto de operações que buscam o descontrole dos documentos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a destruir o acesso às informações.
D Um conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, para assegurar sua imediata inutilização.
E Controle dos documentos produzidos, de modo a assegurar sua distribuição, localização, expedição e recuperação, garantindo o acesso às informações, mas somente quando for solicitado pelo setor de quem é de direito o documento.
QUESTÃO 19
Ano: 2023 Banca: AMEOSC Órgão: Prefeitura de São Miguel do Oeste – SC Cargo: Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Consiste num conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a assegurar sua imediata distribuição, localização, expedição e recuperação, garantindo o acesso às informações.
Fonte: Manual de atividades de Protocolo, IFPB, 2019.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conceito acima.
A Expedição
B Materiais.
C Protocolo.
D Gestão qualidade.
QUESTÃO 20
Ano: 2023 Banca: IVIN Órgão: Prefeitura de Canto do Buriti – PI Cargo: Auxiliar Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Larissa é a servidora de determinada Secretaria Municipal de Administração responsável por analisar o conteúdo da documentação que chega ao órgão, identificá-la e atribuir-lhe um código conforme tabela estabelecida em portaria. De acordo com a atividade descrita exercida por Larissa, assinale a alternativa que indica corretamente em qual etapa do protocolo a servidora atua:
A Recebimento.
B Classificação.
C Distribuição.
D Controle.
E Expedição.
QUESTÃO 21
Ano: 2023 Banca: Instituto Access Órgão: CRBio-8ª Região Cargo: Auxiliar Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
A respeito do protocolo, assinale a alternativa correta.
A O protocolo setorial ocorre quando o órgão possui um único setor para o recebimento e todos os demais processos de tramitação de documentos.
B O setor de protocolo tem como um de seus principais propósitos a guarda de documentos.
C O protocolo se incumbe tanto de receber documentos externos quanto remetê-los para outros órgãos.
D O setor de protocolo mão deve receber documentos confidenciais.
QUESTÃO 22
Ano: 2023 Banca: AMEOSC Órgão: Prefeitura de Tunápolis – SC Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Analise as assertivas abaixo:
I. Os documentos são produzidos e recebidos na organização pública, por órgãos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias, uma rotina do setor de protocolo é classificá-los para facilitar seu destino.
PORQUE
II. A classificação é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar seu acesso. Os documentos públicos podem ser classificados em diversas categorias, analisando suas características, que podem ser classificados quanto ao gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma e formato.
A partir do julgamento dessas assertivas, é possível afirmar que:
A I está correta e II está incorreta.
B I e II estão incorretas.
C I e II estão corretas.
D I está incorreta e II está correta.
QUESTÃO 23
Ano: 2023 Banca: AMEOSC Órgão: Prefeitura de Tunápolis – SC Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Consistem num conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos, daqueles ainda em tramitação e dos recebidos pelo órgão ou entidade, de modo a assegurar sua imediata distribuição, localização, expedição e recuperação, garantindo o acesso às informações. Consideram-se essas atividades o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes.
Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, Paraíba: IFPB, 2019.
Marque a opção que está corretamente correlacionado, com o conteúdo específico.
A Atividades Orçamentárias da Gestão Pública.
B Atividades de protocolo.
C Atividades do Poder Legislativo.
D Atividades da Gestão de Pessoas.
QUESTÃO 24
Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Nova Mutum – MT Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Com relação às atividades do protocolo, aquela que identifica cada grupo de documentos com o objetivo de agrupá-los de acordo com seus respectivos assuntos denomina-se:
A registro
B autuação
C classificação
D movimentação
QUESTÃO 25
Ano: 2023 Banca: Prefeitura de Belmonte – SC Órgão: Prefeitura de Belmonte – SC Cargo: Auxiliar Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Em toda organização há um setor responsável por receber e dar prosseguimento aos documentos, refere-se ao serviços e rotinas de protocolo, expedição e arquivo, leia as afirmativas a seguir:
I. É responsabilidade exclusiva do arquivo o recebimento e distribuição de correspondências que chegam nas organizações, documentos e processos, assim como pelo controle do seu fluxo na instituição.
II. Por meio de suas atividades, apoiadas num sistema operacional, é que se tornam possíveis a consulta e a localização de processos ou documentos que tenham sido entregues ao Protocolo.
III. Consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes.
Fonte: Ministério da Educação – Manual de Protocolo – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, Paraíba: IFPB, 2019. Disponível em: OCCCOOLLOOMMMANUUAAL %20DDE%%2ATIVVI IVROS/ARQUIVO%20E%20PROTOCOLO/MANUAL%20DE%20ATIVI DADES%20DE%20PROTOCOLO.pdfdf)
De acordo com as afirmativas é CORRETO concluir que:
A I, II e III, estão corretas.
B I e III, estão corretas.
C II e III, estão corretas.
D Apenas a opção I, está correta.
QUESTÃO 26
Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Balneário Camboriú – SC Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) Após a sua classificação, caso o documento tenha como destinatário um setor dentro da mesma instituição, a sua entrega será realizada por meio da expedição.
( ) Caso o destinatário externo esteja localizado no mesmo prédio da instituição remetente, a entrega será denominada distribuição.
( ) A atividade de protocolo é aplicada apenas em documentos correntes.
( ) Uma das etapas do protocolo é a tramitação.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A V • V • F • V
B V • F • V • V
C V • F • V • F
D F • V • F • V
E F • F • V • F
QUESTÃO 27
Ano: 2023 Banca: BRB Órgão: Prefeitura de Borda da Mata – MG Cargo: Secretário Escolar
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
A movimentação do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é chamada de:
A Tramitação.
B Identificação.
C Normatização.
D Petição.
E Citação.
QUESTÃO 28
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Piracicaba – SP Cargo: Atendente
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
As atividades de protocolo são constituídas pelo conjunto de operações que visam ao controle dos documentos produzidos e recebidos que tramitam no órgão ou entidade, viabilizando a sua localização, recuperação e acesso. Dentre essas atividades, aquela que está relacionada ao curso que o documento percorre desde a sua entrada na empresa até chegar ao seu destinatário é
A o recebimento.
B o registro.
C a distribuição.
D a tramitação.
E a expedição.
QUESTÃO 29
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: Câmara de Fernandópolis – SP Cargo: Oficial Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos é denominado
A fundo.
B recolhimento.
C sistema de gestão de documentos.
D processamento de dados.
E protocolo.
QUESTÃO 30
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Piracicaba – SP Cargo: Secretário de Escola
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Um serviço essencial nas escolas é o registro de entrada e de saída de documentos. Para isso, é necessário o uso diário
A do diário de classes.
B do notebook.
C do manual da secretaria escolar.
D da agenda escolar.
E do livro de protocolo.
QUESTÃO 31
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: Docas – PB Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
As atividades que compreendem receber, registrar, classificar, tramitar e controlar a movimentação de documentos e processos são as de
A registro.
B transferência.
C protocolo.
D recolhimento.
E juntada.
QUESTÃO 32
Ano: 2022 Banca: FAU Órgão: Prefeitura de Ponta Grossa – PR Cargo: Assistente de Administração
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Sobre as atividades do setor de protocolo, pode-se afirmar como incorreto:
A É responsável pelo recebimento da correspondência da organização.
B Realiza a separação da correspondência oficial da particular.
C Efetua a colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, contendo dados relativos à data, hora do recebimento, entre outras.
D Envio de correspondências a outras instituições não é atividade do protocolo.
E Faz controle dos documentos que tramitam no órgão, de modo a assegurar a sua imediata localização.
QUESTÃO 33
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: Prefeitura de Barreiras – BA Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O setor de protocolo registra todos os documentos que chegam e os distribui para os diferentes destinatários. Já o setor de arquivo guarda os comprovantes de recebimento ou de envio das diferentes correspondências e também os próprios documentos originais.
Ateneia Feijó et al. Práticas Administrativas em Escritório. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2014.
Considerando a temática abordada no texto acima, assinale a alternativa que apresenta uma tarefa executada pelo protocolo que contém apresenta uma impropriedade.
A receber toda a correspondência quer seja da empresa, quer seja particular
B abrir e ler, indistintamente, toda correspondência recebida para registro e classificação
C verificar se existem antecedentes de uma correspondência no arquivo da empresa; se houver, providenciar para que sejam agrupadas
D carimbar ou chancelar o documento, com um carimbo que inclua a data e o número do protocolo
QUESTÃO 34
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRA-SC Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Acerca do protocolo, assinale a alternativa correta.
A Entende-se por protocolo o conjunto de operações com vistas ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a sua imediata localização e recuperação, garantindo-se, assim, o acesso à informação.
B A atividade de protocolo e típica da fase intermediária.
C Os documentos a serem tramitados pela instituição devem ser recebidos pelo setor de expedição.
D O registro e a autuação referem-se à identificação de elementos característicos de cada grupo documental.
E Os documentos de natureza sigilosa devem ser abertos, analisados e classificados de acordo com o assunto tratado.
QUESTÃO 35
Ano: 2022 Banca: AMAUC Órgão: Prefeitura de Peritiba – SC Cargo: Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O registro para recebimentos de documentos e correspondências dentro das unidades públicas é de responsabilidade do:
A Serviço de segurança patrimonial.
B Serviço de protocolo administrativo.
C Serviço protocolar nacional.
D Serviço de vigilância sanitária.
E Serviço Legislativo.
QUESTÃO 36
Ano: 2022 Banca: AMAUC Órgão: Prefeitura de Peritiba – SC Cargo: Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O sistema de protocolo apresenta atividades distintas, dentre essas aquela que caracteriza o tipo de documento é:
A A distribuição.
B A autuação.
C O registro.
D O recebimento.
E A classificação.
QUESTÃO 37
Ano: 2022 Banca: CONTEMAX Órgão: Câmara de Lagoa de Itaenga – PE Cargo: Auxiliar Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Sobre as rotinas de recebimento de correspondências, pelo Protocolo, após a separação da correspondência oficial de caráter ostensivo das de caráter sigiloso, segue-se a etapa de:
A Recebimento da correspondência chegada à empresa pelo malote ou Correios em mãos.
B Separação da correspondência oficial, da particular.
C Distribuição da correspondência particular.
D Encaminhamento da correspondência sigilosa aos seus destinatários.
E Abertura da correspondência ostensiva.
QUESTÃO 38
Ano: 2022 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: Prefeitura de Bom Conselho – PE Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
“O protocolo significa um trâmite a ser seguido para alcançar determinado objetivo”.
Logo, o termo protocolo consiste em nota ou registro dos documentos governamentais, dos atos oficiais, da correspondência de um governo ou tribunal, de uma empresa, universidade etc.
É CORRETO afirmar que a fase de tramitação de documentos, dentro de uma empresa, corresponde
A ao ato de receber o documento no protocolo encaminhado pelo emissário.
B à passagem de um documento apenas pelo responsável do protocolo.
C ao processo pelo qual o documento circula dentro da organização.
D ao registro da frequência de uso dos arquivos de uma empresa.
E ao mecanismo de envio de dados pela internet, apenas.
QUESTÃO 39
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-PB Cargo: Técnico em Perícia
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Assinale a opção correta quanto aos procedimentos de protocolo.
A A classificação das correspondências é feita durante a expedição.
B Os documentos ostensivos são abertos e analisados no protocolo.
C A documentação encaminhada às unidades administrativas necessita, obrigatoriamente, de guia de encaminhamento.
D Os documentos particulares não devem ser recebidos pelo protocolo.
E O protocolo não recebe cópias na expedição de documentos.
QUESTÃO 40
Ano: 2022 Banca: Instituto Access Órgão: Prefeitura de Ouro Branco – MG Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
A atribuição de número ao documento/conjunto documental e inserção no sistema de controle de protocolo, mediante processo manual, mecanizado ou informatizado é denominada
A recebimento.
B autuação e registro.
C classificação.
D controle e movimentação.
QUESTÃO 41
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRC-AC Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Assinale a alternativa que apresenta a(s) atividade(s) que faz(em) parte dos procedimentos de protocolo de um arquivo corrente.
A registro e movimentação
B expedição
C empréstimo e consulta
D arquivamento
QUESTÃO 42
Ano: 2022 Banca: AMAUC Órgão: Prefeitura de Ipumirim – SC Cargo: Auxiliar Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
A gestão de documentos é essencial para o desenvolvimento dos setores de uma organização e ao receber documentos destas deve-se registrar. Qual opção oferece a resposta CORRETA:
A Confiabilidades.
B Protocolo.
C Devolutiva.
D Ata.
E Lista de presença.
QUESTÃO 43
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PC-AM Cargo: Escrivão de Polícia
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
No contexto dos órgãos públicos, existem unidades administrativas denominadas de protocolo, protocolo e arquivo, comunicações administrativas ou serviço de comunicações. O protocolo, do ponto de vista arquivístico, é um serviço com funções bem específicas.
Assinale a opção em que estão elencadas as atribuições do protocolo de acordo com a literatura arquivística.
A Fases corrente, intermediária e permanente.
B Recebimento, classificação, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.
C Produção, uso e destinação dos documentos.
D Estoque, destinação, controle e permanente.
E Morto, intermediário, vivo e em uso.
QUESTÃO 44
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Guatambú – SC Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
No setor de protocolo, quando o destinatário de um documento público é externo à instituição, procede-se à(ao):
A Tradução do documento.
B Destruição do documento.
C Arquivamento do documento.
D Devolução do documento.
E Expedição do documento.
QUESTÃO 45
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Jundiaí – SP Cargo: Assistente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental, viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação, e pode ser
A centralizado ou descentralizado.
B corrente ou permanente.
C direto ou indireto.
D analógico ou digital.
E público ou privado.
QUESTÃO 46
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CREFITO-6ª Região (CE) Cargo: Recepcionista
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Com relação à centralização do protocolo, assinale a alternativa correta.
A A centralização do arquivo permite um treinamento menos eficiente do pessoal que trabalha no setor.
B A centralização do arquivo não contribui com a padronização de normas e procedimentos.
C A centralização rígida é aconselhável em todas as organizações.
D Por sistema centralizado de protocolo entende-se não apenas a reunião de documentação em um único local, mas também todas as atividades de controle de documentos de uso corrente em um único órgão.
E A centralização do arquivo causa um aumento dos custos operacionais.
QUESTÃO 47
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CREFITO-6ª Região (CE) Cargo: Recepcionista
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Acerca da administração e da organização de arquivos correntes, assinale a alternativa correta.
A A função primordial dos arquivos é restringir o acesso às informações contidas nos documentos.
B A atividade de empréstimo e consulta não consiste em uma atividade nobre do arquivo.
C O protocolo consiste em receber, separar e distribuir as correspondências.
D O protocolo não é o único responsável pela abertura de processos.
E O protocolo é uma característica do arquivo permanente.
QUESTÃO 48
Ano: 2021 Banca: Avança SP Órgão: Prefeitura de Rio Claro – SP Cargo: Assistente de Gestão Municipal
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
O ________________ é a denominação atribuída aos setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação e expedição de documentos. É também o nome atribuído ao número de registro dado ao documento ou, ainda, ao livro de registro de documentos recebidos e expedidos. Marque a alternativa que completa, corretamente, a afirmativa acima:
A Parecer.
B Arquivo.
C Protocolo.
D Acervo.
E Arquivo Corrente.
QUESTÃO 49
Ano: 2021 Banca: CETREDE Órgão: Prefeitura de Icapuí – CE Cargo: Agente Administrativo
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
Assinale a opção CORRETA sobre gestão de documentos.
A O protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental no órgão/instituição viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação.
B Atos de assentamento: expedidos por autoridades administrativas com a finalidade de dispor e deliberar sobre matérias específicas. Ex.: decretos, leis, alvarás, ordens de serviço, portarias, normas, etc.
C Atos normativos: são os opinativos, esclarecem assuntos, visam fundamentar uma solução. Ex.: relatórios, laudos, pareceres, etc.
D Atos de ajuste: são os que comprovam assentamentos, decisões. Ex.: atestados, traslados, certidões, etc.
E Atos comprobatórios: objetivam a execução dos atos normativos em sentido amplo. Ex.: memorandos, avisos, notificações, ofícios, notas, exposição de motivos, circulares, editais, mensagens, etc.
QUESTÃO 50
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: SAEG Cargo: Assistente de Serviços Administrativos
Disciplina: Arquivologia Assuntos: Gestão de documentos – Protocolo
A correta definição de protocolo na terminologia arquivística engloba o serviço encarregado de:
A recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.
B recebimento, registro e tramitação de expedientes.
C recebimento, registro e classificação de expedientes.
D recebimento, expedição de documentos e posterior arquivo.
E recebimento, registro, expedição de documentos e posterior arquivo.
GABARITO