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Segmentação de mercado

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Segmentação de mercado

 

ATENÇÃO: Coloquei no final do artigo várias questões de concursos, que recomendo que faça todas, pois além de fixar melhor o conteúdo, você entenderá como este assunto é pedido nos concursos.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

A dimensão do mercado impede que uma empresa o atenda por inteiro, com uma grande gama de produtos diferenciados. Para as empresas, segmentá-lo significa oferecer produtos e serviços específicos para satisfazê-lo.

A segmentação de mercado nada mais é do que o estudo mais aprofundado de um mercado com o propósito de dividi-lo em pequenos grupos (nichos) com necessidades e desejos em comum com o objetivo de oferecer produtos para este público-alvo.

A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.(Esta definição caiu em concurso).

A lógica do processo de segmentação é agrupar os consumidores em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico. (Esta definição caiu em concurso).

A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado, ajudando a identificar nichos rentáveis de mercado.

É dividir um grande grupo heterogêneo (necessidades diferentes) em pequenos grupos homogêneos (necessidades iguais). Estes pequenos grupos são os segmentos de mercado.

Esta segmentação é necessária para que a empresa foque seus esforços de marketing de maneira mais eficaz, tanto na hora de escolher um produto a ser produzido ou na maneira de comunicação com este público-alvo, como publicidade, visualização do produto e pontos de vendas e consequentemente gerar mais conversões.

A segmentação de mercado também reduz o risco de uma campanha de marketing ser malsucedida ou ineficaz, pois foca em um público específico.

Esta estratégia de segmentação de mercado deve ser feita, tanto antes de criar a empresa, ou seja, entender o mercado que quer atuar, quanto durante a vida da empresa, para se manter competitivo no mercado que quer atuar.

Características do público-alvo para segmentação:

Gênero, faixa etária, Renda, Localização, Escolaridade e ocupação e Hábitos de consumo.

Formas de segmentação de mercado:

Existem várias maneiras de se segmentar um mercado, mas as mais comuns são;

 

Segmentação geográfica

Divisão de grupos por local geográfico, como cidade, país, regiões, estado, interior, capital, áreas urbanas ou rurais e etc…

Fatores como costumes e valores, se é urbano ou rural e até o clima varia conforme a localização e poderá influenciar as decisões de marketing.

Mesmo uma empresa de franquia, que tem formas de trabalhar padronizadas, muitas vezes agregam produtos conforme o local em que atuam.

 

Segmentação Demográfica

Divisão de grupos por características da população como idade, gênero, religião, escolaridade, renda e etc…

 

Segmentação psicográfica

Divisão de grupos levando em conta o lado emocional (comportamento) e cultural, ou seja, por valores, hábitos, classe social, estilo de vida, personalidade, extrovertido, conservador, atitudes e etc…

Na segmentação psicográfica muitos produtos e serviços são adquiridos levando em consideração o apelo emocional e cultural, principalmente considerando os valores, as atitudes e o estilo de vida do cliente.(Esta definição caiu em concurso).

 

Segmentação comportamental

Maneira como o cliente se relaciona com a empresa, como frequência ou o momento que costuma consumir o produto da empresa. A empresa ao saber quando o produto é mais consumido pode elaborar um plano para promover este produto neste momento.

Esta segmentação também identifica o motivo que o leva a consumir determinado produto, se é por necessidade diária ou de vez em quando ou mesmo sobre sua lealdade à marca.

Na segmentação comportamental, o mercado é dividido com base nas preferências, escolhas e exigências. Estes segmentos, normalmente, são fracionados com base no conhecimento e uso do produto.(Esta definição caiu em concurso).

Ela observa também a motivação dela para comprar e suas atitudes.

 

Benefícios da segmentação:

Especialização do produto mais ao gosto do cliente

Melhor comunicação

Recursos direcionados ao público certo e consequentemente menor gasto com campanhas publicitárias.

Estreitamento de relacionamento e consequentemente aumento da identificação do cliente com a marca.

Possibilidade de descobrir um nicho rentável e inexplorado pela concorrência.

 

Processo de segmentação:

1. Escolher os critérios

2. Descrição de cada segmentos

3. Escolha do segmento (s) que atuará

4. Definição da política de marketing

 

Características da segmentação:

Homogeneidade: Características comuns bem definidas

Mensurabilidade: Dados estatísticos

Acessibilidade: Marketing bem definidos

Substancialidade: Tamanho mínimo para que sua exploração seja lucrativa

 

Identificação do segmento-alvo:

Dimensão e crescimento do segmento: tamanho do mercado compatível com o potencial da empresa.

Grau de atratividade do segmento: Análise para ver se vale a pena ou não atuar neste segmento. Esta análise por ser feita para saber se a concorrência é grande ou pequena, se o cliente tem mais poder de barganha ou não ou se os fornecedores são confiáveis.

Objetivos e recursos da empresa: Se está de acordo com os objetivos da empresa e se ela tem recursos suficientes para competir neste segmento.

 

Metodologias de marketing:

Marketing de massas: Não leva em consideração as diferenças do consumidor. A política de vendas, marketing e preços é a mesma para todos, independente de regiões ou tipos de consumidores.

Marketing one-to-one: Marketing individualizado.

Marketing segmentado: Marketing por segmento, ou seja, cada segmento tem uma política.

Marketing concentrado ou Marketing de Nichos: Concentrado em um único segmento, ou seja, se especializa em apenas um segmento.

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

 

QUESTÃO 1

Ano: 2018 Banca: CESGRANRIO Órgão: Banco da Amazônia

A segmentação é uma estratégia importante para que as marcas se consolidem no mercado.

Entre os diversos fins de sua aplicabilidade pelas empresas, está a

A alocação dos produtos em áreas de maior concorrência.

B análise dos fatores que atuam no macroambiente.

C avaliação das forças e fraquezas da companhia.

D identificação de nichos rentáveis de mercado.

E paridade com as marcas concorrentes.

 

QUESTÃO 2

Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEED-PR

A respeito do marketing e do turismo, assinale a opção correta.

A O turismo é uma atividade em que a demanda é homogênea.

B O marketing turístico deve diversificar as ofertas para que o público conheça novos lugares.

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C Para a definição do público-alvo, deve-se recorrer a bases de segmentação demográfica, geográfica e psicográfica.

D No Brasil, a segmentação mercadológica busca mercado potencial para diversos produtos e serviços turísticos em dois meses específicos: janeiro e julho.

E Posicionamento de marca é a forma como o serviço turístico deseja ser percebido pelo seu público.

 

QUESTÃO 3

Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Caixa

A necessidade de segmentar a base de clientes dos bancos é vital para a orientação das vendas dos produtos e para a prestação de serviços. A segmentação de mercado é feita por meio de tecnologia, canais e cultura de venda que são fundamentais para o sucesso de qualquer instituição e, particularmente, para as instituições financeiras bancárias. A segmentação da base de clientes tem o propósito de racionalizar ainda mais o uso dos recursos das agências bancárias e dos canais eletrônicos. Acerca da segmentação de mercado, julgue os itens subseqüentes.

A estratégia de segmentação baseia-se no relacionamento e no atendimento ideal para cada segmento de clientes, com objetivo de atender plenamente às suas necessidades.

Certo

Errado

 

QUESTÃO 4

Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: EBSERH

Conhecer o perfil dos consumidores trará vantagens competitivas para as empresas e as permitirá sair na frente em relação à concorrência. A segmentação mostrará para a empresa quais produtos oferecer para os clientes mais suscetíveis a comprá-los. Analise as afirmativas abaixo sobre as variáveis de segmentação, Segundo Kotler e Keller (2006).

I. Geográfica.

II. Demográfica.

III. Psicográfica.

IV. Comportamental.

V. Substancial.

VI. Mercadológica.

Estão corretas as afirmativas:

A I, II, V e VI apenas

B I, II, III e IV apenas

C II, III e IV apenas

D I e II apenas

E IV, V e VI apenas

 

QUESTÃO 5

Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: EBSERH

A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Sobre as variáveis de segmentação, assinale a alternativa correta.

A Substancial, mercadológica, comportamental, mercado consumidor

B Geográfica, comportamental; psicográfica, demográfica

C Geográfica, comportamental, psicográfica

D Geográfica, mercadológica, demográfica, comportamental

E Estudo do concorrente, mercadológica, comportamental

 

QUESTÃO 6

Ano: 2020 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Catas Altas – MG

De acordo com Petrocchi (2002), os polos de turismo atendem uma grande diversidade de clientes, e a tendência no turismo em todo o mundo é a crescente preocupação com os segmentos de mercado.

A respeito das estratégias de marketing de segmentação, é correto afirmar:

A Na segmentação, considera-se que as expectativas dos turistas são iguais e adotar uma só estratégia de marketing para todo o mercado é uma premissa básica que vai ao encontro ao marketing de massa.

B A lógica do processo de segmentação é agrupar os consumidores em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico.

C A relevância da segmentação tende a diminuir ainda mais quando se leva em consideração a questão da escassez de recursos comparativamente ao número de alternativas de investimentos de marketing disponível.

D A segmentação contribui para potencializar as sazonalidades no mercado de turismo, uma vez que a segmentação ocupa uma posição intermediária entre o marketing de massa e o marketing individual.

 

QUESTÃO 7

Ano: 2020 Banca: IDECAN Órgão: IF-RR

A dimensão do mercado impede que uma empresa o atenda por inteiro, com uma grande gama de produtos diferenciados. Para as empresas, segmentá-lo significa oferecer produtos e serviços específicos para satisfazê-lo. Nesse contexto, muitos produtos e serviços são adquiridos levando em consideração o apelo emocional e cultural, principalmente considerando os valores, as atitudes e o estilo de vida do cliente. Assinale a alternativa que represente o tipo de segmentação que utiliza como base essas informações.

A demográfica

B firmográfica

C psicográfica

D geográfica

E comportamental

 

QUESTÃO 8

Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPC-PA

As principais categorias de segmentação de mercado incluem a segmentação

A por idade, sexo, renda e localização espacial.

B quantitativa e a qualitativa.

C demográfica, a comportamental, a geográfica e a psicográfica.

D social, a política e a comportamental.

E por gênero, raça e cor

 

QUESTÃO 9

Ano: 2019 Banca: IF Baiano Órgão: IF Baiano

A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?”

Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação.

A Segmentação geográfica – o mercado é dividido com base em algumas variáveis, como idade, gênero, estado civil, tamanho da família, renda, religião, raça, ocupação e nacionalidade.

B Segmentação comportamental – o mercado é dividido com base nas preferências, escolhas e exigências. Estes segmentos, normalmente, são fracionados com base no conhecimento e uso do produto.

C Segmentação demográfica – o mercado é fracionado com base na região. Este tipo de segmentação é fundamental, pois as pessoas que pertencem a lugares distintos podem ter preferências opostas.

D Segmentação psicográfica – o mercado é fracionado com base em personalidade, estilo de vida e atitude. Este segmento propicia que a tomada de decisão de compra seja influenciada pelo critério da faixa etária e estado civil.

E Segmentação cultural – o mercado é dividido com base nas preferências culturais da culinária da região. Hábitos, como o consumo de comidas típicas, influenciam o consumidor que possua preferências e hábitos exclusivos.

 

RESPOSTAS DAS QUESTÕES

 

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA D

RESPOSTA DA QUESTÃO 2 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 CERTO

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 6 LETRA B

RESPOSTA DA QUESTÃO 7 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 8 LETRA C

RESPOSTA DA QUESTÃO 9 LETRA B

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