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Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento parte 1
Noções de estratégia empresarial tem tudo a ver com planejamento estratégico e marketing.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Resolvi fazer este vídeo em duas partes para não ficar muito grande. Nesta primeira parte falarei sobre o planejamento estratégico que é mais relacionado com estratégias empresariais.
Caso queira aprofundar mais sobre planejamento, tenho outro vídeo que recomendo que você também assista:
Este link está disponível na descrição abaixo do vídeo.
Planejamento:
Uma das funções básicas do administrador é o planejamento. Nessa função, o administrador deverá definir os objetivos para alcançar a finalidade da organização, bem como estruturar um plano de ação, isto é, uma estratégia, para atingir seus objetivos. (definição já caiu em concurso).
Planejar é a arte de definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência, (CHIAVENATO, 2014, p. 175).
Como disse, para este conteúdo o que nos interessa mais é o planejamento estratégico:
Planejamento estratégico
No planejamento estratégico, formulam-se estratégias que permeiam todos os níveis hierárquicos, permitindo à organização combinar seus pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente. (definição caiu em concurso)
o planejamento estratégico precisa responder as seguintes perguntas: onde queremos chegar?; o que fazer?; como?; quando?; para que?; por que?; por quem?; e onde? (caiu em concurso).
O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição. (caiu em concurso).
Missão, visão e valores da organização
Os estrategistas utilizam como base de sustentação para desenvolver o planejamento organizacional, assim como os planos de ações, as premissas da missão e da visão da empresa. Esse alinhamento se faz necessário para manter a imagem e sustentabilidade da organização.
A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente, declaração da finalidade da organização; declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento; enunciados que norteiam todas as ações da organização. (caiu em concurso).
Missão: A missão organizacional é a identidade da empresa, destaca o tipo de segmento, a razão de existência da empresa, as atividades desenvolvidas e a quem atender. É o propósito pela inspira e concentra os esforços de todos os membros da organização.
Visão: Ela deve responder à pergunta: onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro? Devendo a resposta ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um consenso dos membros da entidade. É a declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento. A visão será a responsável pelo planejamento estratégico.
Valores: São os princípios que norteiam o comportamento de todos da organização. São os enunciados que norteiam todas as ações da organização.
Forças competitivas
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Modelo de Cinco Forças de Porter
Ele ajuda a identificar ameaças e oportunidades, medindo as forças do mercado:
Rivalidade entre os Concorrentes – concorrentes com a mesma força tende fazer uma guerra de preço corrompendo o setor. Outros motivos que pode forçar uma empresa a trabalhar com lucros baixos é dificuldade nas vendas, altas indenizações ou uma estrutura inchada.
Ameaça de Novos concorrentes (Entrantes) – Quanto maior o custo para se produzir em um setor, maior será a dificuldade de entrada de concorrentes (players) no mercado, ou seja, setores que tem um alto custo sofre menos a competição (alta barreira de entrada) do que tem custo menor de produção (baixa barreira de entrada).
Poder de Negociação dos Fornecedores – Os fornecedores serão forte se tem poucos que dominam o mercado ou quando concorrem no mercado do cliente.
Poder de Negociação dos Clientes – O cliente é mais forte quando compram em grandes quantidades ou se são bem informados pois exigirão mais de seus fornecedores como qualidade, preço e serviços.
Ameaça de Produtos e serviços (Substitutos) – Quando existem muitos produtos no mercado que possam substituir o da empresa transformando o setor menos lucrativo.
Análise SWOT ou Análise FOFA
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português) é uma técnica de planejamento estratégico para identificar como o próprio nome diz, as forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças que a empresa tem em relação ao cenário que ela atua e assim tomar decisões.
Ele analisa os fatores internos e externos que são favoráveis ou desfavoráveis para seu negócio.
AMBIENTE INTERNO
Análise interna: Evidenciar as qualidades e defeitos da empresa. Esta analise é feita através de uma comparação com empresas do mesmo setor.
Pontos fortes e fracos
Pontos fortes: É uma variável controlável pela empresa que dá vantagens a ela em relação ao seu ambiente.
Pontos fracos: É uma variável controlável pela empresa que dá desvantagens a ela em relação ao seu ambiente.
AMBIENTE EXTERNO
Ambiente direto: São os fatores que a empresa tem condições de identificar, avaliar e medir mais efetivamente, pois são variáveis que estão no seu controle.
Ambiente indireto: São fatores que a empresa tem condições de identificar, mas no momento não tem condições de avaliar e medir devido a algumas variáveis que não estão em seu controle.
Oportunidades e ameaças
Oportunidade: É uma força incontrolável pela empresa que ajudam sua ação estratégica, criando condições favoráveis a ela.
Ameaça: É uma força incontrolável pela empresa que dificultam sua ação estratégica, criando condições desfavoráveis a ela. Se a empresa tiver conhecimento prévio e tempo, poderá contornar estas ameaças.
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melhor? impossível, adorei o site e o professor explica muito bem, obrigada por tornar os estudos satisfatórios.
Oi Daniela, muito obrigado pelas palavras, abraços
Que site maravilhoso, me ajudou demais, parabéns ao professor pelo belo conteúdo
Oi Ramon, fico feliz em ajudar, abraços
Excelente Conteudo Professor muito obrigado pelas informaçoes Deus abençoe
Oi Charnildo, obrigado
Parabéns pelo conteúdo e didática incrível. Rumo a minha aprovação graças aos seus conteúdos tão ricos.
Oi Tati, obrigado pelas palavras e estarei torcendo por sua aprovação, abraços
Professor, esse conteúdo é necessário. Necessário já que muitos sites cobram pelo conteúdo de concursos públicos – como o do Banco do Brasil. O questionamento é: e o estudante de baixa renda que quer prestar esses concursos? Terá de pagar para prestar o concurso no mesmo nível de um estudante com estabilidade financeira? É….o professor merece aplausos por nivelar as chances. Fica bem, professor. Abraços.
Obs: adquiri suas apostilas, preço simbólico, e vai ajudar no meu vestibular também.
Oi João Vitor, concordo com você. Existe ainda uma diferença brutal entre os concurseiros de baixa renda e os que tem estabilidade financeira, e não é só no quesito a acesso a informação, mas também muitos tem que trabalhar e outros nem fazem 4 alimentação mínima por dia.Eu procuro democratizar minha informação para tentar diminuir esta diferença. As apostilas apensar de cobrar um valor mínimo que me ajuda neste trabalho, eu disponibilizo todo o conteúdos delas de forma gratuita nos blogs e canal do YouTube. Espero que a apostila atenda sua expectativa, abraços
Obrigado professor, Deus te abençoe!!
Oi Jessé, obrigado
ótimo conteúdo! Obrigado
Oi Sirius, obrigado