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Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento parte 1

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Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento parte 1

 

Noções de estratégia empresarial tem tudo a ver com planejamento estratégico e marketing.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Resolvi fazer este vídeo em duas partes para não ficar muito grande. Nesta primeira parte falarei sobre o planejamento estratégico que é mais relacionado com estratégias empresariais.

Caso queira aprofundar mais sobre planejamento, tenho outro vídeo que recomendo que você também assista:

https://youtu.be/tdTHQ0LqM7Q

Este link está disponível na descrição abaixo do vídeo.

 

Planejamento:

Uma das funções básicas do administrador é o planejamento. Nessa função, o administrador deverá definir os objetivos para alcançar a finalidade da organização, bem como estruturar um plano de ação, isto é, uma estratégia, para atingir seus objetivos. (definição já caiu em concurso).

Planejar é a arte de definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência, (CHIAVENATO, 2014, p. 175).

 

Como disse, para este conteúdo o que nos interessa mais é o planejamento estratégico:

 

Planejamento estratégico

 

No planejamento estratégico, formulam-se estratégias que permeiam todos os níveis hierárquicos, permitindo à organização combinar seus pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças do ambiente. (definição caiu em concurso)

o planejamento estratégico precisa responder as seguintes perguntas: onde queremos chegar?; o que fazer?; como?; quando?; para que?; por que?; por quem?; e onde? (caiu em concurso).

O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição. (caiu em concurso).

 

Missão, visão e valores da organização

Os estrategistas utilizam como base de sustentação para desenvolver o planejamento organizacional, assim como os planos de ações, as premissas da missão e da visão da empresa. Esse alinhamento se faz necessário para manter a imagem e sustentabilidade da organização.

A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente, declaração da finalidade da organização; declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento; enunciados que norteiam todas as ações da organização. (caiu em concurso).

Missão: A missão organizacional é a identidade da empresa, destaca o tipo de segmento, a razão de existência da empresa, as atividades desenvolvidas e a quem atender. É o propósito pela inspira e concentra os esforços de todos os membros da organização.

Visão: Ela deve responder à pergunta: onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro? Devendo a resposta ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um consenso dos membros da entidade. É a declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento. A visão será a responsável pelo planejamento estratégico.

Valores: São os princípios que norteiam o comportamento de todos da organização. São os enunciados que norteiam todas as ações da organização.

 

Forças competitivas

 

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Modelo de Cinco Forças de Porter

 

Ele ajuda a identificar ameaças e oportunidades, medindo as forças do mercado:

Rivalidade entre os Concorrentes – concorrentes com a mesma força tende fazer uma guerra de preço corrompendo o setor. Outros motivos que pode forçar uma empresa a trabalhar com lucros baixos é dificuldade nas vendas, altas indenizações ou uma estrutura inchada.

Ameaça de Novos concorrentes (Entrantes) – Quanto maior o custo para se produzir em um setor, maior será a dificuldade de entrada de concorrentes (players) no mercado, ou seja, setores que tem um alto custo sofre menos a competição (alta barreira de entrada) do que tem custo menor de produção (baixa barreira de entrada).

Poder de Negociação dos Fornecedores – Os fornecedores serão forte se tem poucos que dominam o mercado ou quando concorrem no mercado do cliente.

Poder de Negociação dos Clientes – O cliente é mais forte quando compram em grandes quantidades ou se são bem informados pois exigirão mais de seus fornecedores como qualidade, preço e serviços.

Ameaça de Produtos e serviços (Substitutos) – Quando existem muitos produtos no mercado que possam substituir o da empresa transformando o setor menos lucrativo.

 

Análise SWOT ou Análise FOFA

Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português) é uma técnica de planejamento estratégico para identificar como o próprio nome diz, as forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças que a empresa tem em relação ao cenário que ela atua e assim tomar decisões.

Ele analisa os fatores internos e externos que são favoráveis ou desfavoráveis para seu negócio.

 

AMBIENTE INTERNO

 

Análise interna: Evidenciar as qualidades e defeitos da empresa. Esta analise é feita através de uma comparação com empresas do mesmo setor.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes: É uma variável controlável pela empresa que dá vantagens a ela em relação ao seu ambiente.

Pontos fracos: É uma variável controlável pela empresa que dá desvantagens a ela em relação ao seu ambiente.

 

AMBIENTE EXTERNO

 

Ambiente direto: São os fatores que a empresa tem condições de identificar, avaliar e medir mais efetivamente, pois são variáveis que estão no seu controle.

Ambiente indireto: São fatores que a empresa tem condições de identificar, mas no momento não tem condições de avaliar e medir devido a algumas variáveis que não estão em seu controle.

 

Oportunidades e ameaças

Oportunidade: É uma força incontrolável pela empresa que ajudam sua ação estratégica, criando condições favoráveis a ela.

Ameaça: É uma força incontrolável pela empresa que dificultam sua ação estratégica, criando condições desfavoráveis a ela. Se a empresa tiver conhecimento prévio e tempo, poderá contornar estas ameaças.

 

No próximo vídeo aborda a parte de Marketing: Análise de mercado, imagem institucional, identidade e posicionamento.

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