Menu fechado

Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento Parte 2

CONCURSO CAIXA 2021 CURSOS, APOSTILAS E INFORMAÇÕES

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

 

Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento Parte 2

 

Marketing

 

Análise de mercado, imagem institucional, identidade e posicionamento.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Coloquei algumas definições sobre marketing, que já caíram em concurso público:

Marketing, de acordo com Peter Drucker, é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade (definição caiu em concurso).

Marketing digital: Conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real (definição caiu em concurso).

O marketing é um processo social, com o desenvolvimento, a oferta e a livre negociação, as pessoas adquirem os produtos ou serviços que necessitam. Muitas vezes, a função de marketing é confundida com vender produtos, no entanto, precisamos entender que as vendas fazem parte do marketing ((definição caiu em concurso).

O principal objetivo do marketing é conhecer e entender tão bem o cliente, fazendo com que o produto ou o serviço se adeque a ele e se venda naturalmente ((definição caiu em concurso).

O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social. (caiu em concurso)

 

Análise de mercado

A análise de mercado faz parte do marketing da empresa e mostra informações e dados sobre o mercado em que a empresa atua ou atuará como informações sobre a concorrência, consumidores (clientes) e caso já atue neste mercado, ela mostra como está sendo a atuação da empresa neste mercado.

Ela ajuda a detectar as oportunidades e ameaças que possam impactar a empresa.

A análise de mercado deve ser sempre feita, pois o mercado está em constante mudanças

Mercado: É o ambiente em que a empresa distribui seus serviços/ produto.

 

A análise de mercado identifica:

O tamanho e estrutura deste mercado onde a empresa atua ou atuará.

Define o segmento deste mercado que irá ter como objetivo atender (nicho)

Detecta a necessidade dos seus possíveis clientes (público-alvo).

Entender quem são os fornecedores deste mercado.

Avalia os pontos fortes e fracos de seus produtos/ serviços em relação ao dos concorrentes

E por fim uma análise geral da concorrência como, seus produtos/ serviço, como ela se organiza, sua equipe de trabalho, se é mais rápida e eficiente em tomadas de decisões e por fim, se ela comanda o mercado ou se poderá crescer a ponto de ser uma forte concorrente.

 

Tipos de análise de mercado

Temos dois tipos que são a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.

 

Análise de gabinete

Na análise de gabinete os dados são coletados dentro da empresa sem a necessidade de contato direto com o público.

Ela é considerada genérica em relação ao mercado por que coleta informações através de revistas, jornais, televisão, internet e mídias em geral.

Se a empresa necessita apenas de dados superficiais (gerais), a análise de gabinete atenderá muito bem a empresa.

 

Pesquisa de mercado

Já na pesquisa de mercado a coleta de dados é feita fora da empresa, ou seja, diretamente com o cliente (consumidor).

Ela coleta informações sobre a percepção do cliente sobre o serviço oferecido pela empresa e as necessidades deste cliente/ consumidor.

CONCURSO CAIXA 2021 CURSOS, APOSTILAS E INFORMAÇÕES

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

Quando a empresa quer lançar um produto ou mesmo fazer modificações em um já existente a pesquisa de mercado é bem eficiente para detectar os pontos positivos e negativos e adequar melhor o produto com as necessidades do público-alvo.

A pesquisa de mercado também pode avaliar seus concorrentes, fornecendo informações que poderão ajudar em decisões estratégicas futuras.

 

Formas de coletas de dados:

 

Pesquisa primária: Os dados de pesquisa primários vão responder a questões que sejam do interesse específico da marca, analisando o comportamento do consumidor, ou seja, suas necessidades e percepções. Esta pesquisa é feita através de entrevistas e questionários.

Pesquisa secundária/ documental: Os dados de pesquisa secundários podem ajudar a mapear o cenário, identificando o público-alvo e gerando informações de pesquisa relacionados a tendências e padrões de comportamento. Esta pesquisa tem diversas fontes, como a internet e instituições de pesquisas.

 

Imagem institucional, identidade e posicionamento.

 

Imagem institucional.

A imagem institucional são todas as ações da empresa que formarão a sua reputação e faça com que os stakeholders, que são todas as partes interessadas que interagem com a empresa, como seus funcionários, clientes, fornecedores e etc…estejam de acordo com as práticas de governança corporativa executada pela empresa.

A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização.

A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.

A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão – a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.

No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.

O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.

Identidade e posicionamento.

A identidade esta ligada ao conceito de posicionamento de mercado. Ela mostra ao seu consumidor que tem um diferencial positivo no mercado.

Para Kotler, “posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada de acordo com seu público-alvo”. É a posição o produto da empresa ocupa na cabeça do consumidor em relação aos produtos da concorrência.

Branding é a gestão de marca com o objetivo de torná- -la mais conhecida, desejada e com conceito favorável na mente dos seus consumidores. O Branding, ou brand management, envolve, entre outras, ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca.

A gestão da marca envolve o nome, logotipo, símbolos, slogan, ou seja, qualquer identidade visual relacionada a marca além da ideia e conceito que a marca transmite.

A marca, de uma instituição ou empresa, também é denominada como assinatura visual.

Identidade visual: Conjunto de elementos gráficos que compõe a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. (caiu em concurso).

A identidade institucional (identidade corporativa/empresarial) é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

A identidade e posicionamento da empresa esta também ligada a Missão, visão e valores da organização.

A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico.

Missão: declaração da finalidade da organização;

Visão: declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento;

Valores: enunciados que norteiam todas as ações da organização. (caiu em concurso).

Na primeira parte eu detalhei melhor sobre missão, visão e valores da organização.

 

Para finalizar este conteúdo coloquei alguns conceitos que achei interessante você saber:

Market share: Grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

Share of mind: Participação de uma marca, empresa ou produto na memória das pessoas. O consumidor lembra da marca dentro de uma categoria de produto ou serviço.

Share of heart: Participação na preferência dos consumidores. Quando o coração do consumidor é atingido ele passa a ser um defensor e propagador da marca.

Top of mind: Marca líder. É a primeira que a pessoa lembra. Algumas são tão fortes que se tornam sinônimo da categoria.

CONCURSO CAIXA 2021 CURSOS, APOSTILAS E INFORMAÇÕES

APOSTILA PM-CE 2021

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *