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Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento Parte 2

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Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento Parte 2

 

Marketing

 

Análise de mercado, imagem institucional, identidade e posicionamento.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Coloquei algumas definições sobre marketing, que já caíram em concurso público:

Marketing, de acordo com Peter Drucker, é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade (definição caiu em concurso).

Marketing digital: Conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na Internet, usando-se diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real (definição caiu em concurso).

O marketing é um processo social, com o desenvolvimento, a oferta e a livre negociação, as pessoas adquirem os produtos ou serviços que necessitam. Muitas vezes, a função de marketing é confundida com vender produtos, no entanto, precisamos entender que as vendas fazem parte do marketing ((definição caiu em concurso).

O principal objetivo do marketing é conhecer e entender tão bem o cliente, fazendo com que o produto ou o serviço se adeque a ele e se venda naturalmente ((definição caiu em concurso).

O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social. (caiu em concurso)

 

Análise de mercado

A análise de mercado faz parte do marketing da empresa e mostra informações e dados sobre o mercado em que a empresa atua ou atuará como informações sobre a concorrência, consumidores (clientes) e caso já atue neste mercado, ela mostra como está sendo a atuação da empresa neste mercado.

Ela ajuda a detectar as oportunidades e ameaças que possam impactar a empresa.

A análise de mercado deve ser sempre feita, pois o mercado está em constante mudanças

Mercado: É o ambiente em que a empresa distribui seus serviços/ produto.

 

A análise de mercado identifica:

O tamanho e estrutura deste mercado onde a empresa atua ou atuará.

Define o segmento deste mercado que irá ter como objetivo atender (nicho)

Detecta a necessidade dos seus possíveis clientes (público-alvo).

Entender quem são os fornecedores deste mercado.

Avalia os pontos fortes e fracos de seus produtos/ serviços em relação ao dos concorrentes

E por fim uma análise geral da concorrência como, seus produtos/ serviço, como ela se organiza, sua equipe de trabalho, se é mais rápida e eficiente em tomadas de decisões e por fim, se ela comanda o mercado ou se poderá crescer a ponto de ser uma forte concorrente.

 

Tipos de análise de mercado

Temos dois tipos que são a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.

 

Análise de gabinete

Na análise de gabinete os dados são coletados dentro da empresa sem a necessidade de contato direto com o público.

Ela é considerada genérica em relação ao mercado por que coleta informações através de revistas, jornais, televisão, internet e mídias em geral.

Se a empresa necessita apenas de dados superficiais (gerais), a análise de gabinete atenderá muito bem a empresa.

 

Pesquisa de mercado

Já na pesquisa de mercado a coleta de dados é feita fora da empresa, ou seja, diretamente com o cliente (consumidor).

Ela coleta informações sobre a percepção do cliente sobre o serviço oferecido pela empresa e as necessidades deste cliente/ consumidor.

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Quando a empresa quer lançar um produto ou mesmo fazer modificações em um já existente a pesquisa de mercado é bem eficiente para detectar os pontos positivos e negativos e adequar melhor o produto com as necessidades do público-alvo.

A pesquisa de mercado também pode avaliar seus concorrentes, fornecendo informações que poderão ajudar em decisões estratégicas futuras.

 

Formas de coletas de dados:

 

Pesquisa primária: Os dados de pesquisa primários vão responder a questões que sejam do interesse específico da marca, analisando o comportamento do consumidor, ou seja, suas necessidades e percepções. Esta pesquisa é feita através de entrevistas e questionários.

Pesquisa secundária/ documental: Os dados de pesquisa secundários podem ajudar a mapear o cenário, identificando o público-alvo e gerando informações de pesquisa relacionados a tendências e padrões de comportamento. Esta pesquisa tem diversas fontes, como a internet e instituições de pesquisas.

 

Imagem institucional, identidade e posicionamento.

 

Imagem institucional.

A imagem institucional são todas as ações da empresa que formarão a sua reputação e faça com que os stakeholders, que são todas as partes interessadas que interagem com a empresa, como seus funcionários, clientes, fornecedores e etc…estejam de acordo com as práticas de governança corporativa executada pela empresa.

A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização.

A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.

A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão – a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.

No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.

O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.

Identidade e posicionamento.

A identidade esta ligada ao conceito de posicionamento de mercado. Ela mostra ao seu consumidor que tem um diferencial positivo no mercado.

Para Kotler, “posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada de acordo com seu público-alvo”. É a posição o produto da empresa ocupa na cabeça do consumidor em relação aos produtos da concorrência.

Branding é a gestão de marca com o objetivo de torná- -la mais conhecida, desejada e com conceito favorável na mente dos seus consumidores. O Branding, ou brand management, envolve, entre outras, ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca.

A gestão da marca envolve o nome, logotipo, símbolos, slogan, ou seja, qualquer identidade visual relacionada a marca além da ideia e conceito que a marca transmite.

A marca, de uma instituição ou empresa, também é denominada como assinatura visual.

Identidade visual: Conjunto de elementos gráficos que compõe a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. (caiu em concurso).

A identidade institucional (identidade corporativa/empresarial) é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

A identidade e posicionamento da empresa esta também ligada a Missão, visão e valores da organização.

A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico.

Missão: declaração da finalidade da organização;

Visão: declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento;

Valores: enunciados que norteiam todas as ações da organização. (caiu em concurso).

Na primeira parte eu detalhei melhor sobre missão, visão e valores da organização.

 

Para finalizar este conteúdo coloquei alguns conceitos que achei interessante você saber:

Market share: Grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

Share of mind: Participação de uma marca, empresa ou produto na memória das pessoas. O consumidor lembra da marca dentro de uma categoria de produto ou serviço.

Share of heart: Participação na preferência dos consumidores. Quando o coração do consumidor é atingido ele passa a ser um defensor e propagador da marca.

Top of mind: Marca líder. É a primeira que a pessoa lembra. Algumas são tão fortes que se tornam sinônimo da categoria.

 

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14 Comentários

  1. Daniel Aguiar

    Muito obrigado pelo seu trabalho maravilhoso. Tem sido um ótimo material de estudos para mim que estou me preparando para concursos. Sem dúvida nenhuma, caso a aprovação venha, com certeza seu trabalho terá uma enorme participação nisso. Parabéns.

  2. Aluno

    Olá professor,
    Tenho uma dúvida sobre o conteúdo em questão.
    Você tem modelos em PDF’s, sobre os assuntos para download, já que para uma revisão, os assuntos baixados nos aparelhos em questão, ajudariam muito, até em uma falta de conexão com a Internet.
    Obrigado pela atenção, e parabéns pelo bom conteúdo.

    • eder carlos

      Oi Aluno, estou começando a desenvolver apostilas onde além de colocar os conteúdos teóricos, eu coloco também questões de concursos e farei atualizações constantes. Faço combos com várias apostilas com um valor bem pequeno, na casa dos 20 reais. Caso tenha interesse é só verificar neste link. https://materiasparaconcursos.com.br/apostilas/
      Ainda está no começo, mas espero dinamizar muito ainda este ano. Abraços

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