Menu fechado

Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos parte 1

Aspectos gerais da administração

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Conceito de Administração

É um processo que integra as funções administrativas como planejamento, organização, direção e controle que usa os recursos para obter um resultado específicos definido pela organização.

É também uma área do conhecimento que através de princípios, normas e funções visam regular os fatores de produção, para atingir os objetivos determinados pela organização e maximizar os lucros.

Organizações como sistemas abertos

Com a globalização as empresas estão se preocupando mais com o ambiente externo.

O ambiente externo é IMPREVISÍVEL, tornando as variáveis externas desconhecidas e incontroláveis.

A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Esta interrelação entre as partes dos sistemas e entre estes, podem ocorrer de maneira ordenada ou desordenada.

O sistema aberto é a interação da organização com o ambiente, ou seja, cada vez que o ambiente externo muda, a empresa para sobreviver adapta seus produtos, técnicas e estruturas para acompanhar estas mudanças.

As organizações como sistemas abertos interagem com o meio ambiente, gerando relações de causa e efeito, influenciando e sendo influenciadas pelas diferentes interações com o meio, ou seja, ela recebe insumos (inputs), realiza o processamento e apresenta saídas (outputs).

A percepção equivocada sobre o ambiente externo leva a organização à tomada de medidas superdimensionadas ou subdimensionadas em relação à realidade existente.(caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: PROCON-DF);

Resumindo: O sistema aberto apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas (insumos) e saídas (produto) e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio.

Sistema aberto apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de entradas e saídas e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio. (definição caiu em concurso)

As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações.

Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.

KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45 (esta definição caiu em concurso)

Quanto mais complexas as organizações, menos previsíveis serão os comportamentos das pessoas, já que as mesmas estão em constante mudança para se adaptarem ao ambiente em que interagem.

A resiliência (capacidade do indivíduo lidar com problemas e adaptar-se a mudanças), que, no contexto das organizações, associa-se ao grau de defesa ou ao grau de vulnerabilidade do sistema diante das pressões ambientais externas.

A organização precisa conciliar dois processos opostos, imprescindíveis a sua sobrevivência que são a Adaptabilidade que é capacidade que um indivíduo tem de se adaptar de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias e a Homeostasia que garante a rotina e manutenção do sistema.

Fronteira e limites: linha imaginária que separa o ambiente interno do ambiente externo.

Ambiente Geral ou macroambiente: É composto por participantes que não sofrem interferência da organização, mas que influenciam a organização de maneira indireta. Como condições/ fatores tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas e culturais.

O macroambiente é um sistema abrangente que envolve as organizações. Um dos fatores é o social, englobando tradições culturais, ideologias, valores, crenças, mitos, entre outros. (caiu em concursoAno: 2023 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IF-AL);

Ambiente interno: São os elementos de dentro da organização como cultura, funcionários, instalações e etc…

Ambiente externo: É tudo que acontece fora da organização e que a atinge como a concorrência, consumidores, crises econômicas e etc…

Ambiente de Tarefa ou Ambiente Operacional: É o ambiente microambiente, ou seja, o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o ambiente de operações que são os fornecedores, clientes, concorrentes e entidades Reguladoras.

No próximo vídeo começarei a falar sobre a equifinalidade e colocarei também um mapa mental

AVANÇAR PARTE 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *