Menu fechado

Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos parte 2

Aspectos gerais da administração. Organizações como sistemas abertos parte 2

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Equifinalidade: Nos sistemas abertos, o mesmo estado final pode ser alcançado partindo de diferentes condições iniciais e por diferentes maneiras, ou seja, vários caminhos para atingir o mesmo objetivo. Katz e Kahn propõem que uma das características das organizações como sistemas abertos é que não existe uma única maneira de a organização atingir um estado estável.

Comportamento probabilístico e não determinístico: as organizações são sistemas abertos, são afetadas por mudanças em suas variáveis externas desconhecidas e incontroláveis em seu comportamento.

Interdependência das Partes: a organização é um sistema social com partes independentes, mas inter-relacionadas.

Entropia positiva – significa que o grau de desordem é grande e tende a aumentar sucessivamente. Logo, o sistema que apresenta esse estado sofre com o crescimento da desorganização.

Entropia negativa ou negentropia: Para que uma estrutura organizacional possa ser mantida indefinidamente mantendo sua eficácia organizacional, é necessário que os sistemas abertos detenham o processo entrópico e se reabasteçam de energia, em um processo reativo de obtenção de reservas de energia que recebe o nome de entropia negativa ou negentropia.

Entropia negativa trata-se da força ou excesso de energia que o sistema importa do ambiente para combater o processo de desorganização natural das coisas que o leva a morte. (caiu em concursoAno: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Ivoti – RS);

Na medida em que todas as organizações atuam em determinado contexto e, consequentemente, interagem com o ambiente no qual estão inseridas, elas são consideradas sistemas abertos. Entre as suas características de comportamento, está a negentropia, que corresponde à capacidade de esses sistemas evitarem a entropia típica de sistemas fechados.(caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-PB);

Diferenciação – nas organizações enquanto sistemas abertos o sistema organizacional tende a se diferenciar internamente em funções especializadas, diferenciadas e estruturadas em hierarquia.

Homeostase – é uma propriedade dos sistemas abertos de manter seu ambiente interno regulado para se ajustar dinamicamente aos acontecimentos do ambiente externo. Autorregulação.

Heteostase: vai de um estado de equilíbrio para outro;

A abordagem dos sistemas abertos representa um importante marco na evolução do pensamento no campo da Administração. Um sistema aberto está em contínua interação com o ambiente em que se insere e apresenta um conjunto de características que lhe são próprias. Em um dos modelos conceituais mais conhecidos sobre a abordagem dos sistemas abertos, Katz e Kahn propõem que uma das características das organizações como sistemas abertos é que não existe uma única maneira de a organização atingir um estado estável. Essa característica é conhecida como equifinalidade (caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: PGM – Niterói);

 

Características das organizações como sistema aberto

Entrada: Ela recebe os insumos do ambiente externo que mantém a empresa em atividade

Transformação: Transforma estes insumos em produtos ou serviços.

Saída: Saída para o ambiente externo (venda)

Feedback/ retroalimentação/ retro informação: Resposta do ambiente externo que ajudará a avaliar a situação para a tomada de decisões. É um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema volta à entrada. É o retorno sobre o que foi produzido, de modo que o sistema possa se corrigir ou modificar.

Resumindo: A empresa como um sistema aberto tira recursos do ambiente, processa-os e devolve-os transformados ao ambiente onde se insere.

 

Homem Funcional

Na abordagem dos sistemas abertos, também o indivíduo é visto como um sistema aberto, em interação com os demais e com o ambiente que o cerca. O indivíduo executa um determinado papel, administrando suas expectativas quanto aos papéis dos demais indivíduos e se ajustando aos novos papéis que lhe são atribuídos. Ele é conhecido como Homem funcional.

No próximo vídeo colocarei questões sobre este assunto para você praticar seus conhecimentos adquiridos nos dois vídeos e também entender como este assunto é abordado pelas bancas

QUESTÕES DE CONCURSOS CLIQUE AQUI!!

VOLTAR PARTE 1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *