Menu fechado

Processo decisório e resolução de problemas

APOSTILA TJ-PA 2019

APOSTILA DEAP-SC 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Processo decisório e resolução de problemas

 

Processo decisório

 

Conceitos

Decisão: é a escolha entre alternativas ou possibilidades, efetuada quando o gestor se depara com uma situação-problema, visando à sua solução ou ao aproveitamento de oportunidades, em prol da maior eficiência organizacional. (CASSARO, 1999; MAXIMIANO, 2004)

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Processo decisório: É um conjunto de ações que começa na identificação de um problema e a escolha para solucionar este problema. O gestor analisa seu ambiente e detecta situações na qual precisará intervir baseado em seus conhecimentos de administrador.

 

Tipos de Decisão

Conforme a situação podemos dizer que temos dois tipos de decisão que seria as programas (estruturadas) e as não programadas (não-estruturadas)

 

Decisões programadas (estruturadas)

São problemas que se repetem com frequência, por isso, são bem compreendidos e estruturados, tendo procedimentos ou regras já definidas para solucioná-los, ou seja, aplicam-se a problemas repetitivos que exigem as mesmas decisões e soluções.

 

Decisões não-programadas (não-estruturadas)

São problemas que se repetem raramente, por isso, são pouco compreendidos e não-estruturados, ou seja, não tem um procedimento ou regra específica para solucioná-los.

Por ter pouca informação do problema, o gestor terá que pensar muito mais antes de tomar uma decisão.

 

Níveis de Decisão:

Decisões estratégicas

Decisões táticas ou administrativas

Decisões Operacionais:

 

Decisões estratégicas

São decisões tomadas pela cúpula da empresa, causando grande impacto em toda a organização. É uma decisão considerada não-programada por não serem muito específica. 

 

Decisões táticas ou administrativas

Ela está logo abaixo das decisões estratégicas, ou seja, é tomada pela gerência intermediária da organização. Ela é o elo de ligação entre as decisões estratégicas e as decisões operacionais. Já são decisões mais específicas voltadas à ação.

 

Decisões Operacionais

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APOSTILA DGAP-GO 2019

APOSTILA SOLDADO BOMBEIRO PMBA/CBMBA 2019

Já são as decisões tomadas na base da empresa, a nível de supervisão para a execução do que foi definido nas decisões táticas. Nela que se define os meios e recursos que serão utilizados para concluir as tarefas definidas pela gerência intermediária.

 

Resoluções de problemas:

 

  1. Análise e identificação do problema:

Nesta etapa identifica-se variáveis positivas e negativas

Diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe: Todo problema tem causa específica. Todas as causas são testadas para comprovar qual é a causadora do problema. Eliminado as causas, elimina-se o problema.

Princípio de Pareto: 80% dos problemas decorrem apenas de 20% das causas. O diagrama de Pareto é um gráfico que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.

 

  1. Desenvolvimento de alternativas

Com a análise anterior, se faz uma lista das ações possíveis para solucionar o problema.

Brainstorming: Também conhecido como tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. Sendo um excelente exercício de debate criativo e inovador, possibilita um grande uso da criatividade, constituindo-se em técnica bastante aplicável para geração de alternativas.  É uma técnica onde se reúne pessoas com liberdade de dar qualquer sugestão de solução para um problema específico.

Brainwriting: Basicamente é o mesmo que o Brainstorming só que por escrito.

Paradigma de Rubinstein: Recurso que permite organizar em diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema.

 

  1. Comparação das alternativas

Analisa os prós e contra de cada alternativa

 

  1. Classificação de risco de cada alternativa

Avaliação de risco de cada alternativa.

 

  1. Escolha da melhor alternativa

Tomada da decisão

Na análise e escolha da melhor solução, podem ser utilizadas as técnicas de análise das vantagens e desvantagens, árvore de decisões, análise do campo de forças, ponderação de critérios e a análise do ponto de equilíbrio

Árvore de decisões: chegar a uma decisão depois de uma sequência de testes e opções.

Análise do campo de Forças: Consegue agrupar de modo organizado e de uma forma visual, todas as forças que contribuem para a mudança, bem como as forças que vão contra a mudança proposta.

Ponderação de critérios: Permite ponderar as alternativas e coloca-las em ordem e definindo sua qualidade ou utilidade para tomar decisões.

Análise do ponto de equilíbrio: Mostra quanto a empresa precisa vender para cobrir os custos, ou seja, quanto precisa faturar para não ter prejuízo.

 

  1. Execução e avaliação

Execução da decisão.

Acompanhamento constante para, se necessário, corrigir algum procedimento.

 

Modelos de processo decisório

São dois modelos, o racional e o intuitivo

Racional: Ela se baseia totalmente nas informações, seguindo todas as etapas do processo decisório. Tem um objetivo bem definido com critérios claros.

Intuitivo: Baseia-se na intuição (opinião) de quem vai tomar a decisão. Ele toma decisões mais apressadas, não levando em consideração todas as etapas de um processo decisório.

AÇÃO/ MODELO RACIONAL INTUITIVO
FOCO Informação Opinião
SENTIMENTO Não Sim
PROCESSO DECISÓRIO Segue todas as etapas Corta etapas

 

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *